Funções do ar-condicionado automotivo: como utilizar

Funções do ar-condicionado automotivo: como utilizar

Devo desligar o ar-condicionado antes de dar a partida?
Antigamente, sim, porém nos carros lançados mais recentemente isso não é mais necessário. Isso acontece pois o compressor do ar-condicionado liga somente quando a rotação do veículo estabiliza após a partida.

Preciso desligar o ar-condicionado antes de parar o carro?
Sim, mas é adequado fazer isso para não acumular umidade – que causa mau cheiro -, sendo ainda mais eficiente ligar o ar quente por alguns minutos antes de desligar o motor. “Na realidade o que ajuda a evitar o acúmulo de umidade no sistema é acionar o ar-condicionado na temperatura quente um pouco antes de desligar o veículo. Somente desligar um pouco antes não traz nenhum benefício real”, explica Adriano Valverde, gerente técnico do segmento.

sol-carro-ar-condicionadoDeixei o carro no sol, e agora?
O ideal é abrir as janelas e ligar apenas a ventilação por alguns segundos com os difusores voltados para os pés. Isso ajudará a eliminar o ar quente do interior e faz a temperatura atingir um nível de conforto mais rapidamente. Especialistas recomendam fazer esse processo com o ar-condicionado ligado no máximo frio para que o ar gelado empurre o ar quente para fora rapidamente. Ao ligar o ar-condicionado com a temperatura mais amena, você estará poupando combustível.

Qual a temperatura mínima?
Em geral, a temperatura mais baixa é em torno de 16º C, seja em sistemas analógicos ou digitais.

Por que devo ligar o ar-condicionado no inverno?
Os fabricantes recomendam ligá-lo pelo menos uma vez por semana para evitar o ressecamento das mangueiras.

O ar quente funciona junto com o ar-condicionado?
Você pode usar só a ventilação com ar quente ou ainda ligar o ar-condicionado e regular no seletor uma temperatura maior. A vantagem nesse caso é que o ar ficará quente e seco, uma vez que o ar-condicionado remove a umidade. Desse modo, o conforto térmico fica muito melhor, ao contrário de quando somente é acionado o ar quente que vem úmido e acaba gerando aquela sensação de calor com suor.

Mas você também pode e deve usar o seletor com o ar-condicionado para regular a temperatura de acordo com o seu gosto. Não precisa usar sempre no modo mais frio, nem deve ficar ligando e desligando quando sentir frio. O indicado é ajustar a temperatura que agradar.

Leia também: A história do ar-condicionado automotivo

desembaçar-vidro-ar-condicionadoÉ melhor usar o ar-condicionado para desembaçar os vidros na chuva?
Sim, o ideal é ligar o ar, que remove a umidade do interior. Profissionais afirmam que, quando os vidros embaçam por dentro, é um problema de condensação da água sob o vidro. Isso significa que o interior do carro está a uma temperatura maior que a externa e a umidade do ar no interior do veículo é alta. Se você ligar o ar-condicionado, a temperatura do interior do veículo diminui e ele também promove a redução na umidade do ar, o que diminui o embaçamento. Mas aí você fica com frio? Nada de ficar ligando e desligando o ar-condicionado. Use a regulagem e selecione uma temperatura mais adequada.

Posso usar só a recirculação?
Não. “O modo recirculação para de pegar o ar externo e insuflar para o interior da cabine, fazendo recircular o ar interno”, explica o prof. Roberto Bortolussi, do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI. Isso aumenta a eficiência e pode reduzir o consumo, mas não é recomendado usá-lo por muito tempo, já que o ar fica muito seco, causando problemas respiratórios e ressecamento dos olhos.

Além disso, sem a troca do ar interno, poderá haver acúmulo de gás carbônico, reduzindo a capacidade de concentração. “O ser humano, quando expira, libera gás carbônico (dióxido de carbono). Esse gás tende a permanecer no local e gera sono, afetando a capacidade de concentração e dificultando a tomada de decisões. A abertura do sistema de circulação faz com que aconteça a troca do ar, reduzindo o risco de alta concentração de gás carbônico dentro do veículo”, alerta Valverde.